SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Notícia retirada do Portal do NPC - Núcleo Piratininga de Comunicações


Notícias do NPC


Autores do Dicionário de Politiquês se reúnem com mídia alternativa
Foto: Jéssica Santos (NPC)

boletim
Jornalistas de veículos sindicais, populares e de movimentos sociais do Rio conversaram no dia 14/04 com Vito Giannotti e Sérgio Domingues sobre o Dicionário de Politiquês. A publicação tem a proposta de possibilitar uma comunicação que seja compreensível para a classe trabalhadora.

Giannotti destacou o papel da linguagem acessível como condição para discutir e disputar a visão de mundo. “Temos que ter a nossa política clara, e a linguagem é a condição para se comunicar com povo, pois sem ela a política torna-se uma coisa de poucos. Queremos que muitos participem da vida política", disse Giannotti.  

De acordo com Domingues, um dos maiores problemas na linguagem dos veículos de comunicação é o uso dos jargões. “Temos que aprender a falar com a população, pois a fala correta e bem escrita provoca reação, provoca respostas”. 

Além disso, foi citada pelos dois escritores a importância de respeitar o público alvo de cada publicação, seja ela jornal, blog etc. “O que colocamos no livro são apenas dicas, não é preciso seguir fielmente. A ideia é fazer os jornalistas pensarem sobre o que escrevem, como escrevem e se seu público consegue entender. A escolha das palavras vai depender de quem vai ler”, concluiu Giannotti. 

Lançamentos pelo Brasil  

Rio de Janeiro

O lançamento do livro Dicionário de Politiquês no Rio está marcado para esta quarta-feira,  dia 28 de abril, às 19h, no Sindicato dos Metroviários, que fica na Av. Rio Branco, 277, 401, Centro do Rio. O livro será apresentado pelos autores acompanhados pelo educador Gaudêncio Frigotto, pela jornalista Gizele Martins (Jornal O Cidadão) e pelos músicos MC Leonardo e Gas-PA. 

Outros estados

Em Viçosa (MG) o lançamento também já tem data marcada. Será no dia 6/05, às 19h, na Pinacoteca da UFV. Também estão previstos lançamentos nas cidades de Natal (RN), Recife (PE) e Brasília para o mês de maio; Nova Friburgo (RJ), Florianópolis (SC) e Londrina (PR) para junho; e São Paulo e Belo Horizonte para julho.

O livro já foi lançado em Manaus (AM), no dia 16/04, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em evento do Encontro Regional de Comunicação Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).


Curso de Comunicação Popular começa no dia 1º de Maio
Sob a coordenação da jornalista Claudia Santiago começa no dia 1º de Maio, a sexta edição do Curso de Comunicação Popular do NPC. Informações: boletimnpc@terra.com.br. Nesta edição o curso terá como foco a luta contra a remoção. As aulas serão realizadas nos morros de Niterói, comunidades da Barra da Tijuca, Cidade de Deus e Complexo da Maré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário