SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Retirado do sítio da Folha On line - Grécia I

Grécia
Terceira greve geral pára país contra planos do governo

 
 
Forte mobilização na Grécia é indício de resposta aos planos de austeridade que vêm sendo promovidos por governos europeus
A Grécia vivencia sua terceira greve geral no mês de fevereiro. Nesta quinta feira as principais cidades do país estão paradas. Trabalhadores de importantes categorias como de transporte, serviços públicos, serviços, controladores de vôos, portuários, jornalistas e outras cruzaram os braços contra as medidas anunciadas pelo governo.
De acordo com matéria da agência EFE, publicada na Folha Online, todos os aeroportos permanecem fechados. “Os navios e os serviços de trens estão parados, os hospitais e os serviços de administração de luz, telefonia e água funcionam com pessoal de emergência, muitos bancos trabalham com um pequeno efetivo e as escolas estão fechadas”, afirma a notícia.
A greves geral dos trabalhadores gregos, uma das mais fortes vistas recentemente, protesta contra os cortes nos salários dos trabalhadores e o aumento de impostos aprovado pelo governo grego com o intuito de economizar 4,8 bilhões de euros, o que reduziria seu déficit público em 4%, deixando em 8,7% do PIB (Produto Interno Bruto).
O governo grego não está sozinho na elaboração dessas medidas. Ele tem o acompanhamento da Comissão Européia, o que mostra que as medidas de contenção contra a crise não são apenas na Grécia, mas um plano elaborado coletivamente na zona do euro.
Mobilização em outros países - Por isso, não é só na Grécia que os trabalhadores estão se mobilizando. Na Espanha um plano de lutas foi feito desde o dia 23 último após recusa do governo das reivindicações apresentadas em negociações salariais. Lá, o governo anunciou que pretende congelar os salários dos funcionários públicos para também reduzir o déficit público.
(Com informações da Agência Estado e Folha Online – EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário