SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Postagem retirada do sítio do Sind-Justiça - "Fala Servidor"

                                                   Tamanho do texto:   
Campanha de 2009 acabou em maio. 2010 vai começar quando?
Por VILSON DE ALMEIDA SIQUEIRA - CAPITAL - 11ª VARA DE ÓRFÃOS E SUCESSÕES em 01/12/2009
E-mail : (VILSONSIQ@IG.COM.BR)

A campanha salarial em 2009 acabou no mês de maio quando foi aceita a proposta de 5% de reajuste. É importante registrar, pois alguns servidores não sabem disso, que o reajuste nos foi imposto, uma vez que naquela época fomos proibidos de apresentar qualquer proposta diferente no Órgão Especial. O pior disso tudo foi ver toda a Diretoria acatar esse reajuste irrisório e não esboçar nenhuma tentativa de reação. Para não ficar tão mal com a categoria a Diretoria do Sindicato afirmou que tentaria mudar o percentual na ALERJ. Puro teatro, que se confirmou em seguida.

Ainda tivemos em 2009 o reajuste do auxílio saúde, mas nesse mesmo período os planos de saúde do Sindicato-Vectorial aumentaram absurdamente. Ficou claro que estamos reféns desses planos e que os preços cobrados, para um plano coletivo, não são nada atraentes. Além de ser uma caixa-preta, ocorreram atrasos que deixaram alguns serventuários sem atendimento.

No PCCS, queriam colocar a avaliação de desempenho com um nome bonito, avaliação 360 graus. A avaliação de desempenho (método para demitir servidores estáveis que não são bajuladores, nem apadrinhados) já provocou demissões no serviço federal e isso, regulamentado no TJ, seria um prato cheio para os nossos administradores que têm dois pesos e duas medidas na hora de avaliar juízes e serventuários. A assessoria técnica (?) da senhora Vera Miranda ainda não previa uma solução para os Escrivães e OJAs, e pior, propunha uma parceria com a ESAJ e ainda trazia coisas supostamente modernas, como o desenvolvimento gerencial, tal como a Fundação Getulio Vargas quer implementar no Judiciário.

A Diretoria reeleita tem o dever de apresentar um novo PCCS o quanto antes, pois já estamos perto do recesso e teremos pouco tempo para no período de março a setembro (véspera das eleições) aprovarmos na ALERJ um novo plano. Todos sabem que o TJ pode nos enrolar com esse plano, assim como Gilmar Mendes está enrolando os servidores federais. Cadê o novo PCCS?

Passadas as eleições, ainda não vimos a regulamentação do visa-vale nas férias e licenças, retroativo a outubro, como anunciou a atual diretoria na sua campanha. A não concessão de licenças sindicais não pode ser desculpa para não se passar em cartório, principalmente onde trabalham os novos diretores. TODOS têm obrigação de fazer isso. Se alguns, que aparecem em fotos deste portal, também aparecessem em cartório, poderiam ajudar muito.

Neste final de ano fica claro que o interesse da atual diretoria é ver aprovada a regulamentação do visa-vale e a concessão das licenças sindicais. Nada mais para 2009. A categoria ainda está adormecida acreditando em Papai Noel. Só que o próprio Presidente do Tribunal afirmou no dia 24/11, num sarau na ESAJ, que não tem nada de 24%. Temos sim, a presença do CNJ em nosso Tribunal.

A falta de transparência continua nessa gestão sindical, pois ainda não temos os balancetes do último período. Isso já acontecia na gestão passada, por isso, acertadamente, o MOS votou contra a prestação de contas da diretoria anterior. Há muito denunciamos isso. Não temos até agora a prestação de contas dos antigos diretores do sindicato. Quanto gastaram de celular na gestão passada? Isso é do interesse de todos saberem, mas ninguém, espontaneamente, divulgou isso.

Nada mudou nesse período: a Diretoria do sindicato tem uma postura de subserviência perante o Zveiter; uma grande parte da categoria acredita em boatos, por mais absurdo que sejam; falta transparência e os questionamentos não são respondidos. Só não vale sabotar as lutas da categoria para obter um dividendo eleitoral. Ainda há gente querendo lutar, mas com uma direção vacilante fica difícil. Todos têm que lutar, a começar pela diretoria, mas também todos aqueles que são serventuários vilipendiados nos seus direitos.

Vilson Siqueira

P.S.: os servidores da Justiça federal iniciaram nova greve, pois o Min. Gilmar Mendes está enrolando para enviar ao Congresso Nacional um projeto que os beneficia. Que isso sirva de alerta aos serventuários do TJ. Temos que elaborar um novo PCCS, mas não podemos confiar que as autoridades vão defendê-lo. Só a nossa luta pode garantir isso. 2010 é logo ali. Vamos esperar mais o quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário