SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

FORA VECTORIAL

Matéria retirada do Portal do Sind-Justiça/RJ





 

Por DÉBORA CSF - SÃO JOÃO DE MERITI - VARA DA INFÂNCIA, JUVENTUDE E IDOSO em 19/02/2013
E-mail : (deboracsf@tjrj.jus.br)
Antes de mais nada, muito obrigada pela resposta.

Ocorre que a questão da Vectorial não foi respondida...pelo menos não ao meu contento.


Não basta que sejam enviados extratos comprobatórios do uso INDIVIDUAL que fazemos da Unimed-sindjustiça...Isso é o BÁSICO. Deveria ter sido entregue desde SEMPRE!


A questão é: o reajuste do plano de saúde unimed-sindjustiça vai ser novamente quase QUATRO vezes o valor do nosso reajuste salarial?

(4% x 4 = 16% REAJUSTE DE 2012 = 14,95%)

Seria condizente com a realidade um reajuste do plano de saúde VINCULADO AO SINDICATO no máximo igual ao nosso reajuste salarial...ou seria utópico?


O correto seria ficar quatro anos SEM REAJUSTE, para compensar a perda de 2012...mas isso é na ilha da fantasia...eu sei.


Obrigada.



NOTA DA COORDENAÇÃO: Só propusemos requerer o envio dos extratos individuais porque você deu a sugestão. Se por um lado você entende que isso deveria ter sido entregue desde sempre, por outro nunca nos foi requerido isso e não tínhamos atentado para o fato. Assim que o tema nos foi levado ao conhecimento, por seu intermédio, nos dispusemos a solicitar que se faça isso imediatamente. Não vemos em que isso pode ter te irritado. O que deveríamos fazer? Deveríamos não requerer que se faça agora só porque era para estar sendo feito desde sempre?
Quanto ao reajuste da Unimed, se vai ser "4 vezes maior do que o reajuste salarial", não podemos responder, pois ainda não está na época do reajuste e qualquer percentual falado agora seria um chute, mas gostaríamos de explicar como isso funciona. 

Para o Sindicato, por óbvio, seria perfeito se não houvesse reajuste no plano de saúde. O nosso papel, como sindicato, é oferecer aos nossos associados uma forma de suprir esta carência. Daí termos o convênio com a Unimed. No entanto, a empresa de saúde não tem nenhuma vinculação com o TJ ou com os percentuais de reajuste dados pela administração aos servidores. Os planos de saúde são regulamentados e fiscalizados pela ANS – Agência Nacional de Saúde e os índices de reajuste têm a ver com a taxa de sinistralidade do plano. 

Para que você tenha noção, todos os anos, ao nos apresentarem a proposta de reajuste, nós discutimos e reduzimos o índice oferecido, em defesa do servidor. No entanto, desde que o Tribunal apresentou o plano institucional, o convênio Sindicato x Unimed teve drástica redução na quantidade de associados, permanecendo no plano, em sua maioria, somente os servidores que necessitavam manter os seus pais protegidos, coisa que o plano do TJ não oferece. Com isso, a taxa de sinistralidade (utilização do plano) aumentou consideravelmente, dado o aumento da média de idade. Isso se reflete nos custos do plano, o que lamentamos tanto quanto você, já que somos também servidores e usuários do plano. Temos trabalhado para reduzir o impacto dos reajustes, mas não temos o poder de determinar de quanto será este índice. Contamos com a sua compreensão. 

COORDENAÇÃO GERAL:
Alzimar Andrade
José Carlos Arruda
Tony Vieitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário