CENTRO CULTURAL OCTAVIO BRANDÃO
CINECLUBE CCOB APRESENTA
NESTE SÁBADO - 26/06 - 17 HORAS
"NÃO QUERO FALAR DA CHACINA"
16 anos depois da chacina, uma outra história de Vigário Geral
Na madrugada do dia 29 de agosto de 1993, dezenas de homens armados e encapuzados entraram na Favela de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, invadiram casas e assassinaram 21 trabalhadores. A repercussão da matança tornou Vigário Geral conhecida mundialmente como um lugar de violência e pobreza, mas nós não queremos falar da chacina.
Dezesseis anos depois, um produtor de cinema criado no bairro resolve contar uma nova história de Vigário Geral e do sub-bairro Jardim América. O filme “Não quero falar da chacina” pretende mostrar um outro lado do lugar, desconhecido até mesmo pelos próprios moradores.
Personagens que compraram os primeiros terrenos loteados da região, que caminharam quilômetros para chegar ao comércio mais próximo e viram o surgimento das primeiras praças, escolas e linhas de ônibus contam histórias e revelam curiosidades. A principal intenção do diretor do filme é resgatar a memória e, através dela, a auto-estima dos moradores em relação ao lugar onde vivem:
- Temos depoimentos variados, que revelam uma região que cresceu e empobreceu ao mesmo tempo, e discutem como isso se insere em uma lógica eleitoreira de áreas segregadas. Nada mais é do que um retrato 3x4 do que acontece no Rio de Janeiro e nas grandes capitais do Brasil, explica Antônio Ernesto.
O filme deverá ser exibido nas escolas dos dois bairros, associações de moradores, centros comunitários, igrejas, etc. A idéia é promover, a partir do documentário, um debate sobre a atual situação de Vigário Geral e do Jardim América.
“Não quero falar da chacina” é mais um filme da Cinemix Produções, que traz entre seus trabalhos o documentário “Sacolão - Loucos Por Futebol”, sobre os tradicionais campeonatos de futebol de várzea do subúrbio carioca, e “Orquestra Tabajara” que revela a trajetória dessa tradicional Big Band brasileira. Ambos foram dirigidos por Antonio Ernesto e exibidos recentemente pelo Canal. Brasil.
Assessoria de Imprensa:
Alessandra Cruz - (21) 9119-4605 / alessandra.cruz@gmail.com
Direção:
Antônio Ernesto –
Produção :
João Ricardo (JR) -
Apoio :
Amavig – Associação de Moradores e Amigos de Vigário Geral.
Apac – Ação Política Artística Cultural.
CCOB: Rua Miguel Ângelo, 120, esquina com Domingos Magalhães, próximo ao Metrô de Maria da Graça.
Ajude a divulgar as atividades do CCOB, repasse esta mensagem para sua lista de contatos.
OBS.: O CCOB é um espaço independente construído com quotização popular e não tem vínculo com MOS, embora alguns de seus ativistas sejam associados do mesmo.
OBS.: O CCOB é um espaço independente construído com quotização popular e não tem vínculo com MOS, embora alguns de seus ativistas sejam associados do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário