Sanduíches leves, sucos e vitaminas ....reta final do carnaval....
Receitas leves para os dias de calor: frango, atum, kani, peito de peru e algumas opções de ingredientes naturebas ...
Nota do Blog:
Todas as receitas abaixo,retiradas da sugestão do portal IG, são modificáveis. O pão sugerido também pode ser substituído por pão árabe, natural ou integral, dependerá do gosto, ou do tipo de redução de calorias que desejar. A criatividade de cada um, no tipo do pão e dos recheios, do ativista que também é um folião, está em alta! Os recheios poderão ser modificados a seu bel prazer! Abaixo seguem sugestões rápidas para o folião que não tem tempo a perder ou o dim dim tá contado para grandes refeições, afinal em épocas de data-base cujos índices de reposição não são respeitados, temos que economizar!!! Na prática, cada um com seu cada um, e fará na hora da fome e do pouco tempo, para cair na folia de novo, seus sandubas com o que tiver a sua disposição, até o típico pão com mortadela, mas neste caso, dê preferência a que tiver menor teor de gordura, sendo que as defumadas são mais saborosas para alguns, afinal temos que cuidar de nossa saúde também neste momento, e acompanhar também com um suco nutritivo e leve é importante, para depois entrar na cerveja.
Também é sempre bom lembrar que se beber não dirija, ou se dirigir não beba, você escolhe! Ande à pé, de ônibus, de motoboy, de jegue, ou fique no local da folia até o dia seguinte, mas não dirija! Movido à alcool só o carro, valeu?! Precisamos de todos e todas inteiras para nossos embates perante as injustiças que nos impõem, pois passada a folia a luta do dia a dia nos espera!!!!!!! Não podemos ter baixas no patrimônio de luta: você, você que luta sempre, e por isso que VOCÊ é imprescindível, lembre do Bertold Brech ! E haja coração!!!!!!!!!!!!!!!
"O grito arrastado marcou as areias brasileiras no fim da década de 1980. Nem precisava interromper a exposição direta ao sol -- na época, a regra era caprichar no bronzeador de urucum e sair para a praia sem barraca ou proteção -- para saber que a vendedora ambulante de chinelo de dedo e chapéu estava por perto. A caixa de isopor a tiracolo trazia sanduíches de atum, frango ou ricota embrulhados individualmente em papel alumínio. Estava decretado o jeito "natural" de se alimentar no calor -- o que, anos depois, seria chamado de "light".
O modismo dos sanduíches naturais....
Quem lançou a moda foi a personagem de Regina Duarte na novela Vale Tudo, de Gilberto Braga, transmitida pela Rede Globo em horário nobre. Raquel Acioly não só imortalizou o pão de forma com pasta proteica como a profissão praiana. Daí para o asfalto foi um pulo. Até hoje, o sanduíche natural é sucesso e não pode faltar nos cardápios de lanchonetes famosas por seus hambúrgueres, milkshakes, sucos. ...Leves, nutritivos e gostosos, eles voltaram com força total.
...No lugar do pão de forma, escolha uma boa opção integral. A maionese pode ser caseira. A receita é da chef Fabiana Cesano, do restaurante Cezano, em São Paulo.
Cada sanduíche vale por uma refeição e ainda dá para brincar de artista, embrulhar e levar para o trabalho, o parque ou, claro, fazer uma farofa gostosa na praia. Só não pode esquecer o lixo na areia. Afinal, nada mais fora de moda do que fazer sujeira por aí."
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de ervas frescas (salsinha, dill, hortelã) picadas
- 1 xícara (chá) de ricota amassada
- 6 colheres (sopa) de iogurte natural
- 2 pitadas de sal
- 10 fatias finas de peito defumado de peru
- 2 xícaras (chá) de agrião limpo (só as folhas)
- 2 pães sírios médios
-
- Para decorar: ervas frescas e tomate-cereja
Modo de Preparo
Misture em uma tigela as ervas com a ricota, o iogurte e o sal. Reserve.
Separe as partes dos pães (a parte de cima da parte de baixo). Na parte inferior do pão arrume o creme de ricota, as fatias de peito de peru e por cima as folhas de agrião. Cubra com a parte superior do pão. Fatie o sanduíche e sirva. Decore com ervas frescas e tomate-cereja.
Foto: Divulgação
Sanduíche natural das Lanchonetes das Cidades RJ e SP: atum
Ingredientes
- 2 fatias de pão de forma
- 150 g de pasta de atum*
- 3 fatias de tomate
- 1 ½ xícara (chá) de agrião
- *Para a pasta de atum
- 450 g de atum em lata
- 270 g de ricota
- 150 g de cream cheese
- 30 folhas de manjericão
Modo de Preparo
Aqueça o pão no forno. Passe a pasta de atum nas duas metades do pão, coloque o tomate e o agrião. Corte em dois triângulos.
Para a pasta de atum
Corte o manjericão pequeno e bata com o cream cheese e a ricota no processador por aproximadamente um minuto. Adicione o atum e bata ate misturar bem todos os ingredientes. Sanduíche de frango desfiado
Por Receita da lanchonete Desfrutti, em São Paulo, SP
Ingredientes
- 2 fatias de pão integral
- 3 colheres (sopa) de frango desfiado
- 1 colher (sopa) de milho cozido
- 1 colher (sopa) cheia de maionese
- 3 folhas de alface americana
Modo de Preparo
Em uma cumbuca, misture o frango desfiado com o milho e a maionese. Passe esse recheio sobre uma fatia de pão, coloque a alface americana. Feche o sanduíche, corte ao meio.
Obs.do Blog: Atualmente encontra-se nos mercados pacotes com frango já desfiado e pré-cozido.
Sanduíche de peito de peru com mussarela de búfala
Receita da lanchonete The Fifties, em São Paulo
· 5 minutos
· Porções: 1
Ingredientes
- 2 fatias de pão de forma
- 1 colher (sopa) de maionese light
- 4 rodelas de tomate
- 6 fatias de peito de peru
- 10 fatias de mussarela de búfala
- 10 fatias finas de cenoura
Modo de Preparo
Passe a maionese no pão e recheie com os outros ingredientes.
Sanduíche de kani com cream cheese
Por Receita do Bibi Sucos, no Rio de Janeiro
Tempo de preparo: 10 minutos Porção: 1
Quero imprimir esta receita
Ingredientes
- 3 bastões de kani kama
- 1 talo de salsão
- 2 talos de cebolinha
- 3 colheres (sopa) de cream cheese
- 2 fatias de pão integral
Modo de Preparo
Pique a cebolinha e o salsão em pedaços bem pequenos. Desfie o kani com as mãos e misture com o salsão e com a cebolinha. Aqueça o pão e acrescente a pasta de kani e o cream cheese.
Sanduíche de presunto cru e mascarpone
Por Receita da chef Adriana Cymes, do Buffet Arroz de Festa, em São Paulo
· Tempo de preparo: 30 minutos
· Porções: 8
Ingredientes
- 16 pãezinhos de grão
- 100 g de presunto de Parma cortado em fatias bem finas
- 2 colheres (sopa) de geleia de balsâmico
- 2 colheres (sopa) de queijo mascarpone
Modo de Preparo
Corte os pãezinhos ao meio e cubra as duas metades com um pouco de queijo mascarpone. Pegue uma fatia de presunto cru, passe um pouco de geleia na ponta e faça um rolinho. Recheie e feche os pãezinhos. Fica charmoso embrulhar o sanduichinho com papel celofone, como de fosse bala. Se não encontrar geleia de damasco, substitua por outra de sua preferência.
Sanduíche de pão de miga com pasta de tomate e agrião
Por Fabiana Badra, foodstylist
- 60 minutos
- Porções: 4
-
Ingredientes
- Para a pasta de tomate
- 1 kg de tomate maduro
- 1 cebola média, ralada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- Sal e molho de pimenta vermelha a gosto
-
- Para a pasta de agrião
- 100 g de agrião fresco, sem os cabinhos mais longos
- 200 g de cream cheese
- Casca ralada de ½ limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 fatias de pão de miga (ou de forma) preto
- 8 fatias de pão de miga (ou de forma ) branco
Proposta do Blog: Variação: para diminuir a caloria, usar manteiga ligth e substituir o queijo parmesão por ricota.
Modo de Preparo
Para a pasta de tomate
Retire a tampa de cada tomate e coloque-os numa panela com água e sal. Leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos. Escorra os tomates, bata-os no liquidificador e depois passe pela peneira. Reserve. Numa panela, refogue a cebola na manteiga, até murchar. Acrescente o tomate batido e cozinhe em fogo baixo, por 30 minutos, ou até a mistura engrossar. Deixe esfriar e adicione o queijo ralado e o molho de pimenta. Misture e se necessário, tempere com sal. Reserve na geladeira.
Para a pasta de agrião
No processador, bata rapidamente o agrião. Acrescente o cream cheese e a casca de limão e bata mais pouco até formar uma pasta. Tempere e adicione um pouco de suco de limão. Reserve. Espalhe uma camada generosa da pasta de agrião em 4 fatias de pão branco. Cubra com o pão preto e espalhe sobre ele a pasta de tomate. Por último, cubra com o pão branco. Corte os sanduíches ao meio, formando dois triângulos. Decore com miniagrião.
Dica: Para guardar na geladeira, umedeça um pano de prato limpo e coloque sobre os sanduíches para que não ressequem.
SANDUÍCHES NATUREBAS, DO BLOG DE SONIA HIRSCH
http://www.soniahirsch.com/2009/06/sanduiche.html
Sanduíche
Breve histórico: Deve ser velha como a humanidade a vontade de comer "qualquer coisinha" - essa coisinha significando algo leve e gostoso, suficiente para satisfazer uma fome pequena. Para não sujar as mãos nessa hora, os japoneses enrolaram coisinhas numa folha feita de algas marinhas e inauguraram o sushi. Árabes e hindus desenvolveram o pão boina, chatinho e oco por dentro, sob medida para abrigar recheios molengos como pasta de grão-de-bico, de lentilhas ou beringela. E um tal de Lord Sandwich virou lenda ao permanecer vinte e quatro horas numa mesa de jogo, comendo durante esse tempo fatias de carne entre duas torradas, algo muito extravagante na época. Eis aí o nosso sanduíche.
Muita pedra rolou até surgir o sanduíche natural, ali por 1970, que chegou com uma aura de "tudo que é natural faz bem". Levava pão integral e recheios naturebas substituindo os tradicionais rosbifes, salames, presuntos e mortadelas: ricota com cenoura ralada, ricota com ameixa preta, ricota com brotinhos de alfafa... Muita ricota! Aí, alguém decidiu que atum de lata e maionese também eram naturais, então surgiu o sanduíche natural de atum, e a palavra “natural” ficou desmoralizada para todo o sempre.
Pois aqui estão umas receitinhas de sanduíches (não vou dizer naturais, embora o sejam) diferentes e muito saborosos. O melhor pão para eles é integral, feito de farinha fresca, moída em moinho de pedra, sorte de quem encontrar. Guardado na geladeira e levemente torrado para o sanduíche. E os recheios, vamos lá:
Cheiro verde temperado: tem salsa e cebolinha fresca em casa? Experimente cortar miúdo, mais salsa do que cebolinha, somente a parte verde; tempere com azeite de oliva extra- virgem, uma pitada de sal e gotas de limão; guarde tampado na geladeira, melhor num pote escuro. Dura até uma semana, e você põe um pouco em sua comida ou recheia seu sanduíche na hora em que bem entender. São folhinhas gostosas que nutrem o sangue, limpam o tubo digestivo, regulam a acidez, combatem micróbios e mais...
Cogumelos shiitake com cebolinha verde: corte fora os talos dos cogumelos frescos, lave e enxugue se for necessário e refogue em pouco azeite, ou óleo de gergelim, um minuto de um lado, um minuto do outro, mais um minuto num molho com partes iguais de shoyu, água e vinho branco ou saquê doce. Retire os cogumelos, coloque no molho a cebolinha verde, cortada em pedaços grandes e incluindo a parte branca; deixe ferver uns minutos. Arrume os cogumelos no sanduíche e ponha a cebolinha com molho por cima.
Purê de abóbora com verdinhos frescos: a melhor abóbora para isso é a japonesa. Basta cozinhar - com casca - e amassar com o garfo, para depois temperar com azeite, limão e sal e completar com salsa e cebolinha picadas, ou outras folhinhas como manjericão ou hortelã. É meio doce, mas é salgadinho também.E a casca, sem os crocotós que às vezes tem, é muito saborosa e de textura interessante.
Mexicano (feijão preto, pimentão, tomate, azeite, coentro): sobrou feijão? Amassar no garfo, misturar com pedacinhos de pimentão e tomate, coentro picado, azeite e uma pimentinha para dar um clima. Pode substituir por qualquer tipo de feijão, lentilha, grão-de-bico.
Mediterrâneo (folhas diversas, tomatinhos, azeitonas, rabanetes e molho): rasgue as folhas em pedaços pequenos, abra os tomatinhos e retire as sementes, corte os rabanetes em rodelas, descaroce as azeitonas e misture. Junte salsa e cebolinha picadas. Tempere com azeite extra-virgem, alho bem socado, um toque de mostarda, sal e limão ou vinagre (balsâmico, de vinho, de maçã, de arroz).
Maionese de cenoura: cozinhe duas cenouras médias em pouca água, ou no vapor, pique e bata no liquidificador com uma colher de azeite, um dentinho de alho, uma pitada de sal e outra de noz-moscada. Ela substitui bem a maionese convencional e funciona sozinha como recheio. Também é uma delícia como molho de macarrão e de salada, e dura bastante na geladeira. Combina muito com o cheiro verde temperado, você vai ver... Agrião com tofu: aqui vai uma receitinha rapidíssima que eu adoro: agrião picadinho (na mão) pequenininho, tofu amassado no garfo e pra temperar orégano e azeite e sal. Experimente.
divirta-se!
Do livro Paixão emagrece amor engorda
ALGUNS SUCOS PARA FOLIA, ACOMPANHANDO OS SANDUBAS, ANTES DA BEM VINDA CERVEJINHA...
Ingredientes
- 1 fatia pequena de abacaxi
- 1 fatia média de meia melancia
- Gelo a gosto
Modo de Preparo
Corte as frutas em pedaços pequenos (não é preciso retirar as sementes da melancia), depois, junte os ingredientes no copo do liquidificador, bata por aproximadamente 30 segundos. Coe em uma peneira e sirva.
Ingredientes
- 250 ml de água
- 1 limão picado com casca
- 3 pedras de gelo
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador e coe em um copo com gelo. Sirva imediatamente para não amargar.
Ingredientes
- 1 kiwi pequeno, descascado
- 1 maçã vermelha pequena, com casca
- 200 g de melão maduro, picado
- 55 g de uvas verdes, sem sementes
Modo de Preparo
No liquidificador, bata o kiwi com a maçã. Junte o melão e a uva e bata por mais 30 segundos. Sirva em seguida.
Ingredientes
- ½ pepino japonês, com casca
- 2 maçãs verdes, com casca, sem miolo
- Folhas de coentro fresco a gosto
Modo de Preparo
No liquidificador, bata os ingredientes por 30 segundos ou até obter um suco homogêneo. Passe por uma peneira fina e sirva imediatamente.
Ingredientes
- 1 beterraba
- 2 cenouras
- 6 laranjas
Modo de Preparo
Descasque e corte em pedaços a beterraba, a cenoura e a laranja. Coloque tudo no liquidificador, adicione gelo e, se achar necessário, açúcar. Bata tudo por mais ou menos um minuto e meio. Está pronto para servir.
Ingredientes
- 300 g de morangos lavados, sem o cabinho
- 250 ml de leite de soja
- 4 colheres (sopa) de granola, sem adição de açúcar
Modo de Preparo
No liquidificador, bata os ingredientes (reserve a metade da granola para depois), somente até ficarem cremosos. Distribua em 2 copos e sirva com a granola por cima.
Ingredientes
- 200 g de frutas vermelhas variadas (congeladas)
- 500 g de iogurte natural sem açúcar ou coalhada
- 1 banana prata pequena
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja
Modo de Preparo
No copo do liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter uma mistura bem cremosa. Sirva em seguida.
Ingredientes
- 2 ameixas frescas sem caroços e picadas
- 1 banana-nanica média sem casca e picada
- 600 ml de suco de laranja bem gelado
- 200 ml de leite integral bem gelado
- 4 colheres (sopa) de leite condensado
- Para decorar: ameixa fresca
Modo de Preparo
Coloque no copo do liquidificador as ameixas, a banana, o suco de laranja, o leite e o leite condensado. Bata por 1 minuto.
Distribua a bebida nos copos e decore com ameixa fresca.
Depois de tantas sugestões , agora é só comer, beber e voltar pra folia....