SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Teatro com qualidade e bom preço no Rio

(por W. Bastos)

A peça "A Mecânica das Borboletas" conta a história de dois irmãos numa cidadezinha do Rio Grande do Sul: Rômulo e Remo. Embora gêmeos, desenvolvem aptidões bem diferentes e seguem cada qual um caminho. E é justamente de escolhas e trajetórias que trata o espetáculo. Até que ponto vale a pena ousar e jogar pro alto todo o vivido até então, em prol duma existência aventuresca? Abandonar as raízes também não pode significar a perda do que nos é mais caro: nossa autenticidade e força criativa própria?

Essa obra teatral traz em si a intertextualidade como elemento marcante, ao dialogar com: mito dos fundadores de Roma, história bíblica de Sara, parábola do filho pródigo, romance Fausto (Goethe), bem como música da banda estadunidense "The Doors". Ainda são citados Jack Kerouac, Allen Ginsberg e escritores beatnikins no geral. O mais interessante é que o texto, apesar da profusão de referências, não se torna hermético em momento algum: é perfeitamente inteligível mesmo para quem não conhece nada do citado.

Walter Daguerre se inspirou para escrever a peça quando estava na Estância Cerro Branco, fazenda da família de Paulo José, em Lavras do Sul (RS). Lá, em contato maior com a natureza e num dia-a-dia simples, sem as complicações da vida moderna, o dramaturgo se sentiu tentado a permanecer, se tornando peão ou abraçando outro ofício rural. Entretanto também viu surgir dentro de si um impulso contrário, de se desvencilhar de tudo aquilo para continuar sua busca pelo conhecimento do mundo e doutras culturas. Assim, Daguerre começou a gestar Rômulo e Remo: expressões desses dois instintos humanos.

"A Mecânica das Borboletas" está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, somente até 04/03/2012, de quarta a domingo às 19h - tel.             (21) 3808-2020      . Direção: Paulo de Moraes. Elenco: Otto Jr. (Remo), Eriberto Leão (Rômulo), Suzana Faini (Rosália), Ana Kutner (Liza). O preço da entrada inteira está só R$6,00 (seis reais).
 
Nota do Blog: Em contato do Blog  com o CCOB foi informado que estudante paga meia, ou seja, R$ 3,00. A idade é a partir de 12 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário