SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

06/12/11: Adeus Sócrates, futebolista, doutor e de esquerda!

Presente!


No último domingo, aos 57 anos de idade, faleceu o ex-jogador de futebol Sócrates.  O esportista não se destacou só nos gramados, no qual fez história no Corinthians e na seleção brasileira. Consagrado também fora de campo, Sócrates, será lembrado por sua trajetória de luta, combatividade e seu posicionamento de esquerda.

Carinhosamente chamado de “Doutor Sócrates” por ter se formado em medicina, quando ainda jogava pelo Botafogo de Ribeirão Preto, passou por times importantes, mas se destacou mesmo no Corinthians. Foi nesse time, na época em que o país vivia um momento de muito questionamento à ditadura, e clamava por democracia, que ele trouxe a discussão para dentro do Corinthians, criando a chamada “Democracia Corintiana”. Todo mundo, desde a comissão técnica ao faxineiro,  participava das discussões e votava sobre as questões relacionadas ao destino do clube.

Fora de campo, também lutou na campanha pelas diretas, que reivindicava o voto direto para presidente. Participou do Comício pelas Diretas em 1984, na Praça da Sé, em São Paulo, com a participação de mais de um milhão de pessoas.  Na ocasião, Sócrates, que se preparava para jogar na Itália, tomou a palavra para dizer que a se Emenda Constitucional Dante de Oliveira (emenda do então deputado Dante de Oliveira, que previa a eleição direta para presidente) ele ficaria no Brasil.

Esses só foram alguns episódios históricos no qual Sócrates de destacou. Nos tempos atuais continuou com suas opiniões firmes que questionavam o mercado em que se tornou o futebol, a Copa do Mundo de 2014, voltada para os interesses dos empresários, entre tantos outros posicionamentos que marcaram sua personalidade combativa.

Retirada do sítio da CSP- Conlutas



Nenhum comentário:

Postar um comentário