SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROTESTO COM SAPATADA EM BUSH DESNCADEIA OUTROS PROTESTOS E COM VÁRIAS INTERPRETAÇÕES E SOLIDARIEDADE. MATÉRIA RETIRADA DA FOLHA ON LINE DE 8/12/2008.

Hoje, um grupo de ativistas anunciou a realização de uma manifestação na próxima quarta-feira, dia 17, para pedir a libertação do jornalista, preso desde o corrido.
O grupo Code Pink prometeu levar sapatos na porta da Casa Branca em solidariedade ao iraquiano. Os pacifistas irão pedir a libertação do jornalista, que está preso desde o ocorrido. Na ocasião, o jornalista se levantou e disse em árabe "este é seu beijo de despedida, cachorro".
Reuters/AP
Imagens tiradas de vídeo mostram momento no qual jornalista iraquiano jogou sapato contra o presidente George W. Bush
Imagens tiradas de vídeo mostram momento no qual jornalista iraquiano jogou sapato contra o presidente George W. Bush
O "desabafo" foi uma resposta a declaração de Bush que afirmou que a visita ao país era uma despedida do mandato. No dia 20 de janeiro, o republicano deixa a presidência para a posse do democrata Barack Obama.
No Iraque, atirar um sapato contra alguém é considerado um grande insulto, pois significa que o alvo é inferior a um sapato, sempre em contato com o chão e a sujeira.
Repercussão
Hoje, o movimento xiita do Hizbollah definiu o ato como "heróico". "Foi um beijo de despedida em nome das viúvas, dos órfãos e das pessoas que você matou no Iraque, um beijo corajoso dado pelo correspondente da rede Al-Bagdadia, Muntazer al-Zaidi, que merece ser elogiado", declarou o movimento radical xiita libanês, por meio de um comunicado.
O fato ocupou as manchetes dos principais jornais do mundo e hoje, o porta-voz do departamento de Estado, Robert Wood, afirmou que o jornalista "atirou os sapatos porque queria aparecer".
"Este foi um incidente isolado e de cunho particular, que não vê a direção que estamos tomando agora no Iraque, que é muito, muito positiva, e esperamos que continue assim", disse Wood.
O americano disse que o incidente dos sapatos "não marca todo o bom trabalho feito pelos Estados Unidos no Iraque e que não representa o sentimento da população iraquiana".
Com agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário