SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

CHAPA 2: Atenta para as demandas do dia a dia cartorário

 (Por: Chapa 2, na eleição para o Sindjustiça-RJ 2023)


Os chefes de serventia se organizaram e levaram algumas de suas demandas para a Comissão Gestora do TJ, onde um dos coordenadores gerais do Sind-justiça tem uma cadeira como representante da categoria, mas nunca compareceu às reuniões.
 
Os chefes falaram e foram ouvidos pela Administração. Mas teria sido importante se o representante da categoria também tivesse dialogado e apoiado os chefes de Cartório. Estes sofrem com várias  questões do dia a dia de trabalho, como as elencadas abaixo.

O sistema do PJE não se comunica com outros sistemas com os quais é necessário interagir. Isso é problemático sobretudo diante do aumento da demanda de trabalho. Por exemplo, hoje são os Cartórios quem fazem o serviço de distribuição de Carta Precatória. É um serviço bem trabalhoso e ainda mais dificultado pelo reduzido quadro de servidores na maioria esmagadora dos Cartórios. Tal providência deveria ser do advogado, não do Cartório, tal qual a vinculação da GRERJ, que, quando não é feita pelo advogado, é mais uma providência que também recai sobre o Cartório.
O balcão virtual, que poderia ser um importante instrumento de  acesso à Justiça, deveria ser feito de forma mais equilibrada. Os Cartórios têm  pouquíssimos funcionários para suprir a grande demanda por atendimento, seja presencial, por "e-mail" ou  telefone. Ao todo, são quatro formas de atendimento para advogados. Isso é humanamente impossível de ser efetivado com a escassez de pessoal. Daí o adoecimento constante da categoria.
A lentidão do sistema também é um problema grave, afinal, as metas  são cobradas continuamente, independente do funcionamento regular do sistema. Observe-se que para o advogado o prazo é suspenso, mas para o funcionário é um dia normal de cumprimento de metas.
Aquele que insiste em nos representar não escuta a categoria e nunca foi a um Cartório para saber quais são as reais necessidades dos que estão trabalhando em condições adversas. E, quando essas e outras demandas são levadas para ele, usa o WhatsApp para responder com grosserias típicas de sua personalidade autoritária.
Até quando? É preciso mudar agora!

Eleição para a direção do nosso Sind-justiça nos dias 4, 5 e 6 próximos, compareça!

E VOTE CHAPA 2 por Democracia, Transparência e Sindicato de Base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário