(Por: Chapa 2, eleição SINDJUSTIÇA-RJ 2023)
O trabalho do oficial de Justiça é um constante equilíbrio entre a responsabilidade de cumprir mandados e as dificuldades inerentes a essa tarefa.
Os oficiais de justiça cumprem mandados de citação, intimação ou penhora, os quais podem gerar consequências desfavoráveis para os envolvidos. Ou seja , são aqueles que levam comunicados que nem sempre se quer receber. Por isso, ainda que sejam apenas portadores das decisões judiciais, podem tornar-se alvos de frustrações e reações negativas.
Dessa forma, esses profissionais enfrentam não apenas os desafios do dia a dia, mas, durante o cumprimento do dever, também as reações negativas dos receptores descontentes com as notícias informadas nos documentos judiciais. Enfrentam ira e revolta, são alvo de insultos, ameaças e, inclusive, violência física etc.
Tais injustiças direcionadas ao mensageiro revelam uma triste realidade em que o oficial de Justiça acaba se tornando o bode expiatório de um sistema judicial do qual ele é apenas um representante.
Devemos ressaltar também que os oficiais de Justiça cumprem suas obrigações usando veículo próprio, trabalham com prazos e não contam com nenhuma segurança.
Os oficiais de Justiça se deparam com endereços errados, pessoas que se recusam a cooperar e situações perigosas, o que lhes exige habilidades de negociação, paciência e resiliência.
Apesar de todas as dificuldades inerentes à profissão, atualmente o número reduzido de oficiais de Justiça e a grande demanda de processos são desafios que o Poder Judiciário precisa enfrentar.
PORQUE A SITUAÇÃO JÁ ESTÁ CAÓTICA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário