SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

domingo, 15 de março de 2020

Bloco da Ceguinha 2020: O CESTRAJU fazendo bonito

Para aproveitar o Carnaval com um enredo irreverente, o Bloco da Ceguinha convidou toda a classe trabalhadora a participar de seu cortejo na quarta-feira 19 de fevereiro de 2020 no Centro da cidade do Rio de Janeiro.
Além de diversão, o evento, organizado pelo Centro Socialista dos Trabalhadores do Judiciário, foi também um protesto contra os descalabros do governo Bolsonaro-Guedes.



A cooperativa Comuna 76 esteve presente, disponibilizando sua cerveja artesanal Ogrão de Malte. A Comuna 76 é um grupo autônomo, anticapitalista, que tem como filosofia o autossustento, sem exploração do trabalho alheio, assim como sem exploração animal e ambiental. Sua produção se dá de forma democrática, em que todas as pessoas decidem juntas e possuem os frutos de seu trabalho de forma integral.


Também marcaram presença, no Bloco da Ceguinha, o grupo político Emancipação Socialista, a cooperativa Roça (que atua na favela da Maré), a tendência político-social Organização Popular, gente da base do Colégio Pedro II, além, é claro, de quem labuta no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro: pessoas serventuárias, estagiárias e integrantes de projetos sociais do tribunal.


Também se viu, por lá, a turma que coordena o Bloco do Rabugento, tradicionalíssimo no bairro da Vila da Penha, sempre com teor crítico, combatendo os "poderosos" de plantão.
 

Tinha pessoas de todas as idades, num evidente clima de harmonia.

O Bloco da Ceguinha é para toda gente, sempre com respeito e alegria. Sem assédio, homofobia, machismo ou qualquer tipo de preconceito.






Houve até comemoração de aniversário do companheiro serventuário Marcelo, com distribuição de bolo e tudo.






Rapidamente a turma toda aprendeu e cantou, a plenos pulmões, a marchinha deste ano.


Saca só a letra do enredo:

PAULO GUEDES, O EXTERMINADOR DO FUTURO
(Maurício Pereira/ Alex Brasil / Vílson Siqueira)

E inventaram a tal da "rachadinha"
Ela jamais foi sua
E não é da Ceguinha

Essa tal de "rachadinha"
É uma coisa ilegal
Quem recebe deixa metade dentro
Outra metade vai pro laranjal

Paulo Guedes, a tchutchuca dos banqueiros
Do servidor quer tirar o seu emprego
Moralidade é o mais puro caô
Pois com o Bozo o Queiroz se arrumou.  







O Bloco da Ceguinha é uma festa de muita diversão e consciência. Quem esteve com a gente no Largo do Serventuário Manoel, O Audaz, ali pelos fundos da Igreja São José, com certeza vai concordar. Vamos mantendo contato, turma. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário