SEJA BEM-VINDO AO NOSSO BLOGUE!

ATENÇÃO! As matérias aqui publicadas só poderão ser reproduzidas fazendo constar o endereço eletrônico deste blogue. Os textos assinados não necessariamente refletem a opinião do CESTRAJU. " Há pessoas que lutam um dia e são boas. Há outras que lutam um ano e são melhores. Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis." "Tudo bem em hesitar...se depois você for em frente ...." (Bertold Brecht) "O melhor da vida é que podemos mudá-la" ( anônimo ) Junte-se a nós! Venha mudá-la para melhor!

sábado, 5 de maio de 2012

FLIST: Feira Literaria agita bairro de Santa Teresa neste fim de semana

Matéria retirada do sítio Visto Livre (http://www.vistolivre.xpg.com.br/entretenimento/literatura/2012/05/flist-feira-literaria-agita-bairro-de-santa-teresa-neste-fim-de-semana.html)



Por Paulo Virgilio - Agência Brasil – Rio de Janeiro – Pelo quarto ano consecutivo, as ladeiras do tradicional bairro carioca de , na região central da cidade do Rio de Janeiro, serão ocupadas por um megaevento de , que unirá lançamentos de livros, debates e mesas-redondas a várias atividades artísticas.  A edição 2012 da Festa Literária de Santa Teresa (Flist) promete atrair hoje (5) e amanhã (6) um público de 20 mil pessoas, segundo a estimativa dos organizadores do evento, promovido pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Como nas edições anteriores, a Flist 2012 tem um homenageado, que desta vez é Joel Rufino dos Santos. Historiador, professor e escritor, com extensa obra publicada e já agraciado com o Prêmio Jabuti, ele é considerado uma das referências sobre cultura africana no Brasil. No ano passado, Joel Rufino esteve no evento como espectador, para o lançamento do que seria o último livro de Bartolomeu Campos de Queirós, homenageado da Flist 2011 e que morreu este ano. Nas edições anteriores (2009 e 2010), as homenagens foram para os escritores Lygia Bojunga e Manoel de Barros.

Em um ano marcado por centenários de grandes nomes da literatura brasileira, a Flist vai homenagear também os de Nelson Rodrigues e Jorge Amado, além dos 90 anos de Darcy Ribeiro. Seis espaços culturais espalhados pelo bairro abrigarão as atividades da festa literária, das 9 às 18h, sábado e domingo. O principal deles é o Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169), onde ocorrerão a abertura e o encerramento do evento, oficinas de literatura, o café literário e os diversos tributos a escritores brasileiros.
Outros eventos serão realizados na Casa Amarela (Rua Hermegildo de Barros, 163), na vizinha Casa Paschoal Carlos Magno/ Teatro Duse (Rua Hermenegildo de Barros, 161) e na Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa (Rua Monte Alegre, 306). Todas as atividades são gratuitas. Para as crianças, a Flist terá, além do lançamento de diversos livros infantis, contação de histórias e sarau de poesias.
O evento atrai não só os moradores de Santa Teresa, conhecido reduto de artistas e intelectuais, mas também cariocas de outros bairros e visitantes da cidade, alguns especialmente para a Flist. “Nós já tivemos caravanas de professores que vieram da Região dos Lagos, em alguns casos com o objetivo específico de assistir a uma mesa redonda de seu interesse, ou conhecer um autor de sua preferência”, conta Estela Azevedo, do Ceat, uma das coordenadoras da Flist.

Segundo ela, a troca de experiências é uma das marcas da festa do evento.“Há muito intercâmbio entre os escritores já estabelecidos e os jovens interessados em literatura. Os mais novos aprendem com os mais velhos, e vice-versa. Cada um com sua experiência”, diz.
Fiel à tradição boêmia e carnavalesca do bairro, a festa literária vai acabar em samba. O encerramento, às 18h de amanhã, será com um show do Cordão do Boitatá, conhecido bloco de rua do carnaval carioca.
A programação completa pode ser consultada no site www.flist.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário