Ainda , agora de madrugada, os emissários do Governador, equipes de enfermeiros e médicos, que não pertencem ao IASERJ, logicamente cumprindo ordens superiores, adentraram no Hospital para retirarem os pacientes. Os médicos do IASERJ, por uma questão de responsabilidade e ética profissional, se recusam a assinar o documento de transferência destes pacientes, principalmente pelo estado da doença dos internados, mas isso não é problema, as ambulâncias que vieram da Secretaria de Saúde, a mando do Sr. Secretário de Saúde Sérgio Côrtes, aquele que foi com o Desgovernador para a farra em Paris, com o dinheiro até agora não explicado, e assistiu ao show do U2, e dançou de guardanapo na cabeça a famosa dança da boquinha da garrafa, com dinheiro não explicado, este mesmo, enviou esta equipe de enfermeiros e médicos para assumirem o risco desta transferência. Tudo inacreditável. Depois disso, o Batalhão de Choque vai invadir o Hospital para evacuar a vigília que estamos fazendo lá , noite após noite, na capela do Hospital.
Este é o triste quadro, que termino de escrever estas linhas , aqui de madrugada , quando muitos estão dormindo, e eu já perdi o sono, para ir me somar aos demais companheiros que estão agora lá na porta do IASERJ, solidarizando-se aos funcionários e familiares dos pacientes, e estou me dirigindo , como outros também estão para lá. É importante, que quando esta postagem for ao ar, se ainda for pela manhã, antes do ato, que todos que puderem estejam lá presentes, o ATO DE RESISTÊNCIA , a partir das 10 horas da manhã, está mantido, AGORA É DE DENÚNCIA COM A COVARDIA E ARBITRARIEDADES QUE ESTÃO SENDO COMETIDAS NA CALADA DA NOITE COM TRANSFERÊNCIA DE PACIENTES, EM QUE NÃO ESTÁ SENDO NEM RESPEITADO O DIREITO AO SONO TRANQUILO E DESCANSO NOTURNO DE PESSOAS DOENTES. AO MENOS POR UM SEGUNDO , PENSE QUE ISTO PODERIA ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ OU UM FAMILIAR SEU, PARA SENTIR MELHOR O DRAMA! TUDO UM GRANDE ABSURDO!
ESTE É O GOVERNO DO SENHOR SÉRGIO CABRAL, QUE MUITOS O REELEGERAM,NA ILUSÃO DE QUE ASSIM COMO PROMETEU VALORIZAR O SERVIDOR PÚBLICO ASSIM O FIZESSE, E TAMBÉM DO SENHOR EDUARDO PAES, QUE QUER REELEIÇÃO, E TAMBÉM NADA FEZ PARA REVERTER ESTE QUADRO, SABENDO QUE MUITOS SERVIDORES MUNICIPAIS E DO SUS TAMBÉM UTILIZAVA ESTE HOSPITAL, E QUE REPRESENTARÁ FECHAMENTO DE MUITOS LEITOS HOSPITALARES, MESMO SABENDO, ESTES DOIS GOVERNANTES, GOVERNADOR E PREFEITO, QUE SEGUNDO A RECENTE DECISÃO DA JUÍZA MARIA TEREZA GAZINEU, DA 2ª VARA DE FAZENDA PÚBLICA, TERÃO QUE APRESENTAR UM CRONOGRAMA PARA AMPLIAR O NÚMERO DE LEITOS PARA A CENTRAL ÚNICA DE REGULAÇÃO DE LEITOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, E O QUE VEMOS É SUA OMISSÃO NESTA QUESTÃO, QUE REPRESENTARÁ SIM, O FECHAMENTO DE LEITOS, ALÉM DE DOIS HOSPITAIS SIMULTÂNEOS, O DO IASERJ CENTRAL E O INSTITUTO DE INFECTOLOGIA SÃO SEBASTIÃO, HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO TRATAMENTO QUE TAMBÉM ESTAVA FUNCIONANDO ALI, DEPOIS DE TAMBÉM SER FECHADO RECENTEMENTE NO CAJU, E SEU PRÉDIO TER SIDO INVADIDO POR MORADORES DE RUA E DEPENDENTES DE CRACK!
Não é possível que a força da grana que ergue e destrói coisas belas, faça isso com o IASERJ, em pleno período de políticas públicas, destrua a saúde pública por conta de um parque de pesquisa que podia ser construído em outros terrenos ociosos do Estado, e até prédios desocupados do mesmo Estado, como o do antigo IML- Instituto Médico Legal, ali pertinho do INCA, e largado as traças, ou o do Batalhão da Evaristo da Veiga que também o Sr. DesGovernador quer desativar, tudo ali próximo no centro. É MUITO TRISTE TUDO ISSO, assistirmos um grande patrimônio Público , com a ajuda da presidenta da República, do Governador e do Prefeito, Dilma/Sérgio Delta Cabral Filho/Eduardo Paes, e Secretário Sérgio Côrtes, todos que deveriam pela lei serem responsáveis pelo bom funcionamento do SUS, virarem as costas para um Hospital que atende plenamente os pacientes do SUS, até 2011 eram 53.804 atendimentos! Agora , teremos para melhoria da saúde pública, o fechamento de inúmeros leitos hospitalares. Vai melhorar porque a população vai morrer mais rápido com menos leitos para seus tratamentos! O pior , é saber que por não estarmos suficientemente mobilizados, entre todas as categorias do Estado, estarmos impotentes para lutar contra a força destes Poderes, em que um blinda o outro, e ainda, desacreditado em boa parte do JUDICIÁRIO e na PROMOTORIA, que escrevem conjuntamente esta história de final infeliz para muitos E MUITOS. Só será feliz para a empreiteira que garfará 600 milhões de reais com o fechamento e demolição do IASERJ e o diretor do INCA que coseguiu seu intento!!!
Da forma que está sendo feita esta transferência de pacientes, está claro que o Estado realmente não possuía, como todos estão lá presenciando, e alguns filmando, como constou na decisão da magistrada, “um planejamento adequado e eficaz para a realização da transferência dos pacientes, bem como remanejamento de todas as atividades em segurança e preservando a saúde de todos que ali se tratam”, pois fazer isto na madrugada, é no mínimo desrespeitoso com todos os envolvidos, que já sofrem com a dor da doença em si, e agora com a forma e horário de deslocamento dos leitos. Onde está o respeito aos direitos fundamentais tão propalado no pedido da ação . O pior , é a Promotora ter se recusado a atender ao pedido da AFIASERJ, dos médicos e demais familiares, que queria o melhor para os pacientes, principalmente os em estado grave, que era entrar com RECURSO da decisão judicial que cassou a liminar, para dar transparência, e melhor explicação aos familiares dos pacientes de como seria este processo de transferência.
Agora os pacientes do ex-IASERJ entupirão e congestionarão os demais Hospitais Públicos, já tão sobrecarregados de demanda, em que os atendimentos das UPAS é uma grande farsa eleitoral, por não atender plenamente a maioria da necessidade da população , é um paliativo e não uma solução, muitos que ficam ali internados aguardam leitos nos Hospitais convencionais.
Ainda está com esta forma de transferência, de madrugada, e atabalhoada sem critérios transparentes de avaliação dos pacientes aos familiares, daqueles que estão sendo colocados nas ambulâncias, a se descumprir parte da decisão da magistrada quanto o ali exposto:
“ Transfira os pacientes que se encontram internados, em condições de serem transferidos, na forma e para os locais indicados na petição de fls. , mediante prévia e inequívoca comunicação a família acerca do momento da transferência, local e riscos do paciente; ...”
PASMEM HÁ EM TRAMITAÇÃO VÁRIAS AÇÕES PELO NÃO FECHAMENTO E DEMOLIÇÃO DO IASERJ, NA JUSTIÇA FEDERAL, INCLUSIVE A QUE PEDE A ANULAÇÃO DO CONTRATO DE CESSÃO DO TERRENO AO INCA, QUE É UM HOSPITAL FEDERAL, E NADA ANDA, ALEGAM COMPLEXIDADE PARA DECIDIREM DE PRONTO. ORA, ORA, ORA, ENTÃO COMO VÃO RETIRAR PACIENTES A TOQUE DE CAIXA, E DEMOLIR UM HOSPITAL PÚBLICO EM PLENO FUNCIONAMENTO SEM A DECISÃO E NEM O TRÂNSITO EM JULGADO DESTAS AÇÕES QUE ESTÃO EM ANDAMENTO??? NÃO DÁ PRA ENTENDER!! QUE JUDICIÁRIO É ESSE?? VIVEMOS NUMA FÁBRICA DE INJUSTIÇAS....
NÃO DÁ PRA ENTENDER!! QUE JUDICIÁRIO É ESSE?? VIVEMOS NUMA FÁBRICA DE INJUSTIÇAS ?
NÃO DÁ PRA ENTENDER!! QUE JUDICIÁRIO É ESSE?? VIVEMOS NUMA FÁBRICA DE INJUSTIÇAS....
NÃO DÁ PRA ENTENDER!! QUE JUDICIÁRIO É ESSE?? VIVEMOS NUMA FÁBRICA DE INJUSTIÇAS !
COMO NÃO PODEMOS VOTAR PARA PROMOTORES, E NEM PARA JUÍZES COMO OCORRE NO SISTEMA ANGLO-AMERICANO, para evitarmos decisões e posturas impopulares, como as que estão permeando esta Ação do IASERJ, COMO no Reino Unido, EUA, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e outros Estados,que elegem os magistrados pelo voto, e que portanto suas decisões são mais sensíveis as questões sociais e de interesse da população, temos que pautar na ordem do dia , reivindicação de outrora, em que através do controle externo e social do Poder Judiciário haja a possibilidade De se construir uma justiça restaurativa nas questões de clamor social e que envolve as políticas públicas, e não Só as demolições do patrimônio público.
Bertold Brecht
Nada é Impossivel de Mudar
"Desconfiai do mais trivial,
na aparência singela.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente:
não aceiteis o que é de hábito
como coisa natural,
pois em tempo de desordem sangrenta,
de confusão organizada,
de arbitrariedade consciente,
de humanidade desumanizada,
nada deve parecer natural
nada deve parecer impossível de mudar."
PELA NÃO DEMOLIÇÃO DO IASERJ! A LUTA CONTINUA!
*********************************************************************************
ADEUS MEU QUERIDO IASERJ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Colegas, estou enviando esta mensagem agora na madrugada de domingo, 15/07, acabou de noticiar na edição da meia noite que o Hospital do IASERJ está cercado pelo Batalhão de Choque e os pacientes estão sendo transferidos. Muitos familiares estão desorientados na porta do Hospital. Outros nem conseguiram chegar.
Ao prestar solidariedade aos colegas do IASERJ nesta luta, foi primeiro por solidariedade de classe, pois muitos ali fazem do IASERJ não só seu espaço de trabalho, mas também seu Plano de Saúde, pois somente nele se tratavam, até pelos minguados salários, há 12 anos sem aumento, que não lhes permitiam ter outra opção! SEGUNDO, porque por muitos anos mantive , como outros servidores, este Patrimônio que é mais do servidor do que do Governador, com descontos sobre meus vencimentos quando do magistério municipal e depois , do magistério Estadual , até quando construíram o Rioprevidência , que cessou estes descontos individualizados, parte ia para o IASERJ e parte para o Iperj. Muitos serventuários lembram disso e também colobararam com esta instituição. Até o próprio Governador, soube esta semana , que usou o IASERJ, ao fazer uma cirurgia de amídalas. Tempo em que o IASERJ era Hospital de referência. Eu perdi a conta das vezes que usei o Iaserj, e sempre fui muito bem atendida pelos médicos. Além disso ele se insere próximo de minha residência , e por muitas vezes preferia utilizar o Iaserj do que o Hospital do Plano Particular, em que a emergência fica na Tijuca, como o Tijucor. Portanto meu terceiro motivo para apoiar o IASERJ é justamente porque ainda hoje continuava usando o serviço do IASERJ, precisamente só o de Pronto Atendimento, emergência, que funciona , ou funcionava até ontem por 24 horas. Nunca abdiquei da importância da saúde pública, onde tem excelentes médicos, pelo uso total do Plano Particular. Atendimento tranquilo à noite com pouca gente, sem ter que esperar em filas, ao contrário do que se vê quando nos dirigimos ao Tijucor. À noite não havia filas, já pela manhã sim, era muito procurado. Por isso que não dá para entender o que estão fazendo com o nosso IASERJ, em plena capacidade de funcionamento, principalmente para o SUS, quando as varas de Fazenda Pública são altamente procuradas para se obter vagas em leitos hospitalares, fecham os leitos do IASERJ!!!???.
Na 6ª feira passada, dia 13, retornando do trabalho, não estava me sentindo bem, na verdade desde cedo estava mal , com crise de sinusite, mas ainda assim fui trabalhar, depois ao retornar do trabalho já em casa, não consegui dormir por conta desta mesma crise , e fui onde??? Lá no IASERJ , já por vollta da meia noite, e lá estava o médico no Pronto Atendimento, e fui logo atendida e medicada, recebi o receituário com a prescrição da medicação e orientação de alguns procedimentos, com total atenção do médico. Foi pelo visto, o meu último atendimento ao nosso querido IASERJ, a partir do que está acontecendo agora, com o Batalhão de choque neste momento ao redor do IASERJ , dando apoio, a retirada na marra dos pacientes, em que os familiares nada estão entendendo o motivo deste procedimento desta forma, a rua está bloqueada, para acesso de veículos e toda cercada por PMs. Está havendo muita tristeza neste momento, arbitrariedades e confusão.
Este é o cenário, de como se resolve civilizadamente os conflitos em nossa sociedade da era da descoberta da partícula de DEUS! Da era da Mediação Judicial! Pasmem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário